sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O QUE É A 'PAZ PROFUNDA'




“Paz Profunda não é apenas uma saudação usada por rosacruzes. Paz Profunda é o estado desejado por todos os estudantes do rosacrucianismo e a condição em que vivem os Mestres Ascensionados da Ordem Rosacruz, verdadeira e invisível, a Ordem Rosacruz eterna, emanada continuamente pela Grande Fraternidade Branca para todos os quadrantes do Cósmico, através dos universos visíveis ao olho humano. 
Paz Profunda é o maior bem que pode ser alcançado por um místico, na vida dentro do corpo físico ou na vida fora do corpo.
Paz Profunda é uma condição tão excelsa, um nível de autoconsciência tão sutil e ao mesmo tempo profundo que tempo e espaço nele se confundem, criando círculos concêntricos de Energia-Amor, uma vibração musical que atravessa todas as esferas da existência para acalentar e consolar todos os seres, tirando-os – nem que seja momentaneamente – da aflição peculiar à matéria, na qual possam estar penando.
Paz Profunda é a sensação nítida e inequívoca. É a certeza absoluta de se estar uno com o todo, e saber que o todo é uma grande Luz Eterna que não pode ser maculada por nada. 
Paz Profunda não é estado alterado de consciências que possa ser atingido mediante a abertura de portas de percepção que dêem para algum tipo de Nirvana. 
Paz Profunda é um nível metafísico de existência no qual, mergulhado por si próprio e imerso na sua própria virtude, o estudante Rosacruz pode, finalmente, assumir a condição de Rosacruz e nela se comprazer, pelo serviço e pela doação. 
Paz Profunda é a única condição na qual um estudante do Rosacrucianismo pode assumir, por breves momentos, a posição de Rosacruz, assim chamado e assim assumido, como já estivesse livre do veiculo que utiliza para se manifestar na terra.
Paz Profunda é o nível vibratório no qual o véu do mistério é finalmente levantado diante do Sacrário do Espírito Santo e o Graal Sagrado fica à mão, para ser erguido acima da cabeça, ritualisticamente, e depois baixado, para que o seu conteúdo possa ser sorvido, não em goles como se fora vinho, mas em uma transmissão crística de pura luz.
Paz Profunda é o extremo oposto à morte, é onde começa a vida em todos os sentidos, emanada em todos os níveis. 
Paz Profunda não é um mero êxtase de olhos semicerrados, em um aposento mergulhado na penumbra, no qual o incenso se evole ante a luz mística de uma vela ritualística. 
Paz Profunda é muito mais que isso. Paz Profunda é a Paz mental, o estado de iluminação da mente individual na qual ela se une à Mente Cósmica por um fio de prata do qual nenhuma impureza pode se aproximar. Paz Profunda é o estado da Pomba Mística, a portadora da Paz.”


Vicente Velado

Um comentário:

Pedro Edvan Amaral disse...

Muito Bom! Em Ijui rs estamos proporcionando a comunidade Palestras seguidas de Meditações.

Paz Profunda!