terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

RITUAL PITAGÓRICO - 14/02/2012

Quem foi Pitágoras?




Pitágoras de Samos (do grego Ο Πυθαγόρας ο Σαμιος) foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos entre cerca de 570 a.C. e 571 a.C. e morreu em Metaponto entre cerca de 496 a.C. ou 497 a.C. A sua biografia está envolta em lendas. Diz-se que o nome significa altar da Pítia ou o que foi anunciado pela Pítia, pois mãe ao consultar a pitonisa soube que a criança seria um ser excepcional.


Fundou uma escola mística e filosófica em Crotona (colônias gregas na península itálica), cujos princípios foram determinantes para a evolução geral da matemática e da filosofia ocidental sendo os principais temas a harmonia matemática, a doutrina dos números e o dualismo cósmico essencial.
Pitágoras seguia uma doutrina diferente. Teria chegado à concepção de que todas as coisas são números e o processo de libertação da alma seria resultante de um esforço basicamente intelectual. A purificação resultaria de um trabalho intelectual, que descobre a estrutura numérica das coisas e torna, assim, a alma como uma unidade harmônica.

Os números não seriam, neste caso, os símbolos, mas os valores das grandezas, ou seja, o mundo não seria composto dos números 0, 1, 2, etc., mas dos valores que eles exprimem. Assim, portanto, uma coisa manifestaria externamente a estrutura numérica, sendo esta coisa o que é por causa deste valor.

Tem grande relação com a filosofia Rosacruz e, por isso, uma vez por ano, realizamos esse ritual inspirador em sua homenagem e para rememorar a importância de sua obra em nossa Tradição.


Pensamentos de Pitágoras

 
1.    Educai as crianças e não será preciso punir os homens.
2.    Não é livre quem não obteve domínio sobre si.
3.    Pensem o que quiserem de ti; faz aquilo que te parece justo.
4.    O que fala semeia; o que escuta recolhe.
5.    Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a carregues.
6.    Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem.
7.    Todas as coisas são números.
8.    A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar é aproximar-se de Deus.
9.    A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus.
10.    A vida é como uma sala de espetáculos: entra-se, vê-se e sai-se.
11.    A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou amá-la tornando-se filósofos